Postagens populares

domingo, 18 de setembro de 2011

ORAÇÃO

 A ORAÇÃO QUE DEUS ATENDE
Texto Bíblico: Salmo 17
Oração do oprimido             
Uma oração de Davi.
1 Ouve, ó SENHOR, meu justo lamento; dá atenção ao meu clamor. Responde a minha oração, que não procede de lábios mentirosos.
2 Que minha sentença favorável venha da tua face; vejam os teus olhos onde está a justiça!
3 Podes sondar-me o coração, examinar-me a consciência durante a noite, provar-me com fogo, e iniqüidade alguma encontras em mim; pois minha boca não é falsa diante de ti,
4 como costuma agir a humanidade. Eu observei a palavra dos teus lábios e evitei o caminho dos maldosos.
5 Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; meus pés não escorregam.
6 Eu clamo a ti, ó Deus meu, pois tu me respondes; inclinas para mim os teus ouvidos e ouves a minha oração.
7 Demonstra as maravilhas do teu amor leal, Tu, que com a tua destra salvas os que em Ti buscam refúgio e defesa contra seus agressores.
8 Protege-me como a pupila dos teus olhos, abriga-me à sombra das tuas asas protetoras,
9 longe dos ímpios que me oprimem, dos inimigos mortais que me rodeiam.
10 Eles enchem seus corações de insensibilidade, e suas bocas transbordam de arrogância.
11 Seguem-me os passos, e já me cercam; seus olhos estão fitos em mim, prontos para derrubar-me.
12 São como um leão ávido pela presa escolhida, como feras sanguinárias salivando pela vítima, na tocaia.
13 Levanta-te, SENHOR! Confronta-os! Arrasa-os! Com tua espada, livra-me dos ímpios.
14 Com tua mão, SENHOR, livra-me das pessoas mundanas, dos homens maldosos desta terra, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; fartem-se disso os seus filhos, e o que sobrar fique para suas crianças de colo.
15 Eu, contudo, graças à tua justiça, verei a tua face; quando despertar, terei a plena satisfação de ver tua semelhança em mim.

INTRODUÇÃO
                Neste salmo, nas entrelinhas percebemos, que Davi tem problemas. Ele se diz  inocente de acusações das quais foi vítima.
                Ele faz de Deus o seu Tribunal de Justiça  e a  sua única esperança.
            Nós temos neste cântico lamentoso UM APELO AO CÉU por causa das tribulações da terra. A base do texto é a oração!
            Davi não teria sido um homem segundo o coração de Deus se não tivesse sido um homem de oração!
            Ele era um mestre da arte sagrada de orar.
            Ele corre para a oração em todos os tempos de necessidade!
            O que podemos aprender sobre a oração neste texto?
1. DEUS OUVE A ORAÇÃO  DAQUELES QUE TÉM AS QUALIDADES DE VIDA, CITADAS NA ORAÇÃO DE DAVI.

            Davi apresenta algumas  qualidades, que na vida do crente, contribuirão para  que sua oração seja eficaz:
Ø  Sinceridade (1,5)
            Aqui Davi está falando dos seus relacionamentos pessoais com os seus semelhantes, praticando sempre e cuidadosamente à palavra de Deus!
Ø  Perseverança (5,6) É lógico, na vontade e propósitos  do SENHOR!
Ø  Confiança (6-8,14) Em Deus unicamente.
            Sua confiança absoluta em Deus está demonstrada em todo o salmo, especialmente no último versículo.
            Quando fala Protege-me como a pupila dos teus olhos, abriga-me à sombra das tuas asas protetoras!” (8), demonstra claramente o quanto Deus é sensível às necessidades do crente, e com que carinho o protege.

Ø  Discernimento de provas (3)
            Precisamos reconhecer, que muitas tribulações que ocorrem conosco, podem ser provas de Deus conosco!
            No texto, o cheiro da fornalha está sobre o salmista, mas há evidência, no último versículo, de que ele saiu ileso da chama.
Ø  Depende da graça divina (7,15)
            Aqui, Davi nos passa a sua visão da amorosa bondade de DEUS pelo crente.
            Ele vê Deus como refúgio para o coração confiante.
            Em tudo que Davi escreve, ele exalta o amor, a misericórdia, a compaixão, e a bondade de Deus.
            Davi reconhece, que Deus “age como age” conosco, não porque merecemos, mas porque Deus nos ama!
            Precisamos aprender essa verdade sobre a oração!
2. DEUS OUVE A ORAÇÃO QUE CONTÉM O SEGUNDO PASSO. (4)
            O primeiro passo é manter uma vida diária de oração.
            O segundo passo é:
Ø  “evitar os caminhos do violento”,
            Desde o Salmo 1º  Davi está afirmando, que “Abençoado com felicidade é o homem que, que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores!”(Salmo 1:1 – Versão King James)
            Davi não era isento de pecados, mas foi homem sincero diante de Deus, alguém que amou  o Senhor de todo o coração, e preferiu o Senhor a todos os demais bens da terra.
Ø  “evitar uma vida cheia de transgressões!”
Ø  Ser um verdadeiro crente, um crente fiel!
            Davi filtra seus sentimentos e conclui que sua religiosidade não é fingida (1Jo 3.18-21) e por isso apela a Deus, sabendo que   que a sua sentença poderá ser favorável.

Ø  Crer que o amor de Deus “é amor leal”
                Refere-se à bondade interminável do SENHOR, à fidelidade de Deus a uma aliança feita com um homem que, confia a sua vida nas mãos do SENHOR, crê que essa aliança jamais será quebrada por Ele.
            Isso faz parte do segundo passo que quem ora precisa dar.

Ø  Buscar a Deus de todo coração!
                Convicto de tudo isso Jeremias, inspirado por Deus, escreveu: ”Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração! (Jer. 29:13)
             A salvação não cai indiscriminadamente do céu sobre os homens; os homens precisam “buscar refúgio e proteção” em Deus através da oração, e ter fé nele.
            Jesus ensina essa verdade sobre a oração, quando ordena:“Orai e vigiai!” (Mateus 26:41)
            Precisamos aprender essa verdade sobre a oração.

3. DEUS ATENDE A ORAÇÃO DO CRENTE FIRME NOS PROPÓSITOS DE DEUS. (5)
                Deus sempre faz a sua parte: Ele   segura os “nossos passos”, as nossas “idas e vindas”, para nos dar sustentação “...para que os nossos pés não escorrerguem!”
                Davi diz: "Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; meus pés não escorregaram."
v  Ele fala de andar. É o viver o dia a dia na presença de Deus.
v  A religião de Davi não permite que um homem se sente e fique parado.
                Por isso ele fala de seguir, de ir "nas veredas", “ir nos caminhos de Deus!”.
                Muitas vezes Deus não atende a oração, porque ela é somente “venha a nós o teu reino!”. Ou seja, quem está orando, só quer receber! Entregar-se, dar-se, consagrar-se ao SENHOR, isso não!
                Um dos principais temas de toda a Bíblia é o servo de Deus:
|  Dar-se a Ele!
|  Dar-se a Sua obra!
|  Consagrar-se a obra de Deus!
                Jesus disse claramente: ...Eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. (João 15:16).
                Deus é SENHOR! E não empregado! Ele não é Servo!
                É a vontade de Deus que em primeiro lugar precisa ser satisfeita!
                Essa verdade deve ser aprendida por quem ora a Deus.
CONCLUSÃO
            A vida do incrédulo neste mundo é assim descrita:
§  Ímpios que oprimem ao próximo!
§  Homens que alimentam inimizades mortais
§  Agressores.
§  Insensíveis
§  Arrogantes
§  Feras sanguinárias
§  Pessoas mundanas
§  Homens maldosos desta terra
§  Não sentem qualquer piedade do seu próximo
§  Ameaçam, porque confiam em seu próprio poder!
            Por tudo isso, a recompensa dos “homens deste mundo, homens mundanos” está nesta vida! (14)
            O crente começa a receber a sua recompensa aqui na terra em forma de bênçãos, livramentos e vitórias, e segue pela eternidade!
            Em todos os momentos Deus é o Salvador dos crentes.
            É a convicção do salmista: "Tu, ó Deus" Deus,  Salvador de crentes.( 7)
            Davi proclama no texto:
v  que o fiel de coração, tem prazer no SENHOR e nas coisas celestiais.
v  Sabe que as suas necessidades materiais serão supridas diretamente pelo PAI!
v  Alegra-se na esperança daquele grande dia em que verá o SENHOR face a face.

       Goiânia (BV), 18 de setembro de 2011
            Pr. José das Graças Silva Oliveira
           
            


Nenhum comentário:

Postar um comentário