Postagens populares

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ESTUDO BÍBLICO


 VIVENDO SOBRE  FUNDAMENTO SEGURO
Salmo 11
Refúgio em Deus
Para o mestre de música. Um salmo de Davi.
11 No SENHOR eu me refugio. Como podeis dizer-me: “Foge como um pássaro para os montes?
2 Vê! Os ímpios preparam os seus arcos, ajustam com precisão as flechas nas cordas, para atirar ocultamente contra os retos de coração.
3 Se os fundamentos estão destruídos, que pode o justo fazer?”
4 Mas o SENHOR está no seu templo sagrado, o SENHOR tem seu trono nos céus. Seus olhos observam tudo; vê atentamente os filhos de Adão.
5 O SENHOR prova o justo, mas o ímpio e aqueles que amam a injustiça são odiados por Ele.
6 Sobre os ímpios Deus fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento causticante é o que terão.
7 Porquanto justo é o SENHOR, e ama a justiça; os íntegros verão a sua face!

INTRODUÇÃO
                Este salmo termina como começou: com o Senhor, cuja natureza é justa, apresentado como o remédio para o medo e a frustração (v. 3).
A primeira frase do salmo revela onde está a segurança daquele que crê; a última frase mostra onde deve estar seu coração.
Um comentarista da Bíblia diz, que o livro de Salmos nos apresenta os diferentes períodos da vida com o crente rico ou pobre enfrentando situações as mais variadas, os sentimentos do coração, e, a conduta das muitas pessoas que são cúmplices nas alegrias e nas dificuldades. (Charles Simeon)
                Este salmo foi escrito, quando Davi estava sendo perseguido por Saul que buscava a sua vida e o caçou afincadamente para matá-lo.
Os  amigos íntimos de Davi o aconselharam a fugir de Saul, mas Davi preferiu não demonstrar fraqueza, mas confiar em Deus.
                No texto, diante de momentos difíceis, o Salmista aconselha a vivermos sobre fundamento seguro.
                Podemos dividir esse salmo em duas partes:
1. O ÍMPIO NÃO TEM FUNDAMENTO SEGURO.
Uma das armas do ímpio é desarmar com o temor os fiéis servos de Deus.
Os amigos de Davi se comportaram como ímpios, com incredulidade e manipulações aos propósitos de Deus.
Os amigos de Davi o aconselharam a desistir de tudo e a que fugisse para os montes ou cavernas, para livrar-se de Saul.
Quando não se tem fundamento seguro, o medo é o maior companheiro. (1)
                Por faltar um fundamento seguro, os ímpios agem com a mais pura covardia.
                “Foge para os montes!” (1). Nos montes havia abundância de esconderijos. Esta é a idéia de segurança que o mundo dá. É a idéia de um mundo onde os fundamentos estão destruídos.
                Davi declara, que ele confia no Senhor! Ao invés de escapar pelo “caminho mais fácil”, ele toma o caminho da fé no Deus que nunca falha.
                Onde os fundamentos da sociedade estão destruídos pelos governantes e demais autoridades que não temem a Deus e ignoram a honra e a justiça, o que tem feito os homens justos afim de evitar o colapso? 
                Uma das armas do inimigo é aconselhar a prática da incredulidade e da covardia.
Foi assim com Neemias: “Quando Neemias e o seu povo reconstruíam o muro de Jerusalém, Sambalate, Tobias e Gesén tentaram tirá-los do trabalho. Neemias disse: Estou fazendo uma grande obra, de modo que nãopoderei sair; porque cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Depois procuravam atemorizar a Neemias, para que pudesse interromper a obra. Um profeta disse a Neemias: vamos ao templo e fechemos a sua porta, porque de noite virão matar-te. Neemias respondeu: homem como eu fugiria?....” (Nee. 6:1-11)
Foi assim com Jó:”Então, sua mulher lhe disse: ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morra! Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida! Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto Jó não pecou com os seus lábios! (Jó 2:9-10).
Com o próprio Jesus Cristo: “Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-Lhe: retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Jesus podem, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amnhã expulso demônios e curo enfermos, e, no terceiro dia, terminarei!” (Lucas 13:31-32)
2. O FUNDAMENTO SEGURO DOS JUSTOS É A FÉ EM DEUS.
Certamente o conselho dos amigos de Davi  visava, também, que ele desistisse da causa de Deus,que renunciasse a sua fé e que renunciasse os propósitos de Deus para o seu ministério.
Temos que considerar, que as provações são inevitáveis, tanto para os justos quanto para os ímpios, porém, há contrastes entre os seus projetos e resultados. (4-5)
O justo pode contemplar a Deus vendo tudo que ocorre, amando a justiça e se fazendo ver face a face.
Para ímpio com as suas maldades e covardias, diz o texto, que “A alma de Deus o odeia!” (5)
Sobre os ímpios Deus fará chover brasas de fogo e enxofre incandescente e vento causticante. (6)
Davi sente-se provado. Mostra a ousadia de sua fé e revela uma recusa muito corajosa.
Ele nos ensina a confiar em Deus, por maiores que sejam os perigos para nós. A fé em Deus é a Âncora infalível e firme da nossa alma.
O justo responde o conselho ímpio de covardia e zombaria com fé. (1)
O que uma verdadeira provação realmente nos prova? A nossa fé, o nosso amor, a nossa  esperança, etc.
Nas provações devemos confiar em Deus.
CONCLUSÃO
                O Senhor possui a justiça como atributo pessoal. Ele é justo e abençoa aqueles que praticam a justiça. (7)
                O texto fala de fundamentos destruídos. São os fundamentos do mundo sem Deus.
O que podem fazer os servos de Deus no contexto de um mundo sem fundamentos seguros?
Se todas as coisas falharem, a justiça da Terra nos martirizar, o Estado falhar para conosco, o que podemos fazer?
Temos como fundamento firme: confiar em Deus e até sofrer alegremente, esperar com paciência e disposição o agir de Deus.
Temos como fundamento firme: orar com sinceridade, crer confiantemente e aguardar triunfalmente a vitória final.

                Precisamos crer, que acima dos acontecimentos correntes e da prática da injustiça, encontra-se a suprema e vigilante santidade de Deus. Ele está escritinando todas as ações dos homens. (4)
Deus  reage de modo certo ao que vê: sobre os justos consagrados a Deus Ele estende a Sua presença protetora; sobre os ímpios, cujos atos Lhe são repugnantes, Ele envia os desastres de calamidades naturais. (Gên. 19:24)
Aprendemos neste texto, que quando o fundamento está destruído, o homem age ocultamente, nas trevas, na noite!
Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo! Quem me segue de modo algum andará em trevas, porque mas terá a luz da vida!” (João 8:12)
Paulo diz, que “....os concidadãos que pertencem ao povo, os membros da família de Deus, estão edificados sobre o fundamento que os apóstolos e os profetas puseram, Jesus Cristo, como a pedra fundamental desse edifício; é Ele quem mantém o edifício todo bem ajustado e o faz crescer como templo dedicado ao Senhor!”! (Efésios 2:19-21)
Apelo: Qual é o fundamento da sua vida? É o fundamento destruído do mundo ímpio? Ou é o fundamento seguro que é Jesus Cristo?

Pr. José das Graças Silva Oliveira
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário