Postagens populares

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pastores que perderam a fé e se apoiam em Fundação ateísta


 PROJETO CLERO

A Freedom From Religion Foundation [Fundação para o fim da religião] http://ffrf.org e a Fundação Richard Dawkins acabam de anunciar a formação do “Projeto Clero”.
Com o objetivo de reunir todos os pastores, padres, rabinos e outros religiosos que apostataram da fé, foi criado um grupo de apoio para eles, com 52 membros. A organização já tem aproximadamente 100 membros.
Dan Barker é o fundador da Freedom from Religion e autor dos livros Godless (Sem Deus) e Losing Faith in Faith (Perdendo a Fé na Fé). Éste senhor reuniu vários nomes de "apóstatas" durante muitos anos e recebeu deles algum contato, e juntos formaram a fundação.
Esta organização foi criada para abrigar e ajudar os milhares de religiosos que perderam e abandonaram a "fé cristã", e que por algum motivo não tem para onde ir com a sua incredulidade assumida, diz Barker.
Nesta fundação são membros até pastores com larga experiência acumulada durante décadas, pregando o evangelho e que agora estão substituindo o templo por algum lugar criado para pregadores, que decidiram trocar a fé pela razão e o bem-estar do mundo.
Estão envolvidos no Projeto Clero:  Barker e o ateu Richard Dawkins, o filósofo Daniel Dennett e Linda LaScola. Os dois últimos fizeram um estudo, para o qual entrevistaram pastores que deixaram de crer no que pregavam e que não abandonaram o pastorado, porque não quiseram perder o seu emprego.
Os fundadores desta organização chegaram a conclusão, que muitos membros do clero querem sair do ministério e não saem, porque tem dificuldades de abandonar o seu estilo de vida, para desenvolver outras atividades, sem prejudicar seus familiares e modo de vida.
Qualquer outro profissional pode deixar o seu emprego e capacitar-se para outro trabalho, e mesmo assim não perderá os seus amigos, enquanto os pastores correm o risco de perderem todos os seus amigos, poderão enfrentar a rejeição da própria família, etc. 
Dawkins descobriu, que pregadores que deixam a fé sofrem muitas perdas: 
  • amigos, 
  • família, 
  • emprego, 
  • o estilo de vida que sempre tiveram.
O site do Projeto Clero reúne  para discussão, aqueles que perderam a sua fé. São pastores que continuam cuidando de suas igrejas, mas não têm coragem de assumir a sua apostasia.
Apesar disso, no site já há alguns nomes que se identificam: uma pastora metodista, que identifica-se como "Lynn",  diz ser atéia e  que sente-se mentirosa diante de sua congregação, sempre que prega, e ainda diz: "... vou continuar a servir a minha igreja e lutar essa batalha em minha mente. ”
Os membros desta fundação ateísta tem como membros pastores de igrejas liberais, de igrejas históricas,  padres, e ainda muitos pregadores pentecostais.
Para ser membro do Projeto Clero, é necessário que "não tenha crenças sobrenaturais e que identifique-se como humanistas, livres-pensadores, agnósticos ou ateus".

Fonte: Gospel Prime e Libertos do Opressor

Nenhum comentário:

Postar um comentário