Algumas alterações na utilização do talão entrarão em vigor nesta sexta feira, dia 28 de outubro.
O BC deseja oferecer mais segurança aos comerciantes no sentido de evitar o grande número de fraudes, que são praticadas.
Algumas das mudanças são: 1) Apresentar Boletim de Ocorrência (BO) quando for sustar um cheque; 2) Refazer contrato entre a agência e os correntistas, para que ela não perca o contato com o cliente; 3) As folhas de cheque terão a data de impressão do talão em cada folha.
Os comerciantes estão aplaudindo as mudanças, crendo que elas controlarão um pouco mais, porque eles recebem muitos cheques que acabam voltando sem controle algum.
O Banco Central afirma, que as fraudes são mais frequentes em talões com mais de um ano de impressão. Por isso, a informação da data, poderá ajudar os comerciantes e correntistas a controlar os riscos.
Wilson César Rascovit, especialista do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo de Goiás (Ibdec - GO)defende, que é dever do comerciante aceitar os cheques mais antigos, e que o consumidor possa exigir que o fornecedor receba o pagamento.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário