Postagens populares

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UM CRISTÃO VERDADEIRO



Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados!" (Judas 1-2)

INTRODUÇÃO
          Judas escreve aos cristãos nominais, que em sua época, como em nossos dias, tem como objetivo sabotar e destruir a comunhão dentro da Igreja.
        Estes cristãos nominais estavam se infiltrando na igreja, e levando muitas práticas imorais para dentro dela.
         Uma das finalidades de Judas ao escrever esta Carta é exortá-los a respeito do julgamento e ira de Deus.
          Judas incentiva os cristãos a demonstrarem um amor nos moldes bíblicos e que seja amor construtivo.
          De acordo com a tradição, o autor desta Carta foi Judas, o irmão de Jesus Cristo, e a data em que foi escrita está entre 70 e 80 d.C.
        Judas chama-se a si mesmo servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago. Imediatamente, isto diz duas coisas a respeito de Judas.
         Sendo irmão de Jesus Cristo, Judas foi humilde em apresentar-se como irmão de Tiago, que era irmão do Senhor.
            A vida de Judas e o que ele escreve, nos dizem o que é um cristão verdadeiro.
            Nestes dois primeiros versículos podemos destacar quatro aspectos de uma cristão verdadeiro:
1. CRISTÃO VERDADEIRO É UM SERVO DE JESUS CRISTO.
Tive um pastor, inclusive ele tem sido um espelho para mim em meu ministério pastoral. Nos carimbos da igreja ele se identificava com os títulos: Professor, Doutor  e Pastor Fulano de tal...
Tenho visto a identificação de muitos obreiros cristãos com Dr. Fulano de Tal, Phd., etc, etc. Não tenho nada contra o que alcançaram em seu esforço profissional.
Mas admiro, Judas que usa como uma honra para ele o termo servo de Jesus Cristo.
O termo grego é doulos, e significa mais que um servo; significa escravo. Jesus era o Senhor e Judas o escravo.
O único propósito de Judas era estar sempre à disposição de Jesus, no serviço de sua causa.
A glória maior que um cristão, e principalmente um obreiro pode conceber,  é a de ser servo útil a Jesus Cristo.
Este é um dos aspectos de um cristão verdadeiro.
2. CRISTÃO VERDADEIRO É ALGUÉM QUE ATENDEU AO CHAMADO DE DEUS.
                Cristãos são aqueles chamados por Deus. O grego para chamar é kalein e se emprega em três contextos diferentes.
(a) Convocar ao trabalho, ao dever e à responsabilidade. É a convocação para o serviço em sua cidade, em sua comunidade, para o seu país.
O cristão é chamado a trabalhar, a cumprir e a ser responsável no serviço a Cristo.
Deus chama os homens ao dever e ao trabalho, mas nem esse dever nem esse trabalho são um fardo, mas sim um privilégio.
Deus chama os homens ao serviço, mas não é o serviço de uma tirania, mas da comunidade.
(b) Convidar a alguém a uma festa ou um festival. Emprega-se para convidar alguém a celebrar e festejar uma ocasião feliz.
O cristão é chamado a desfrutar da alegria de ser convidado de Deus, para ser salvo. (Atos 16:33-34)
(c) É chamado para um homem comparecer a juízo. É citado perante o tribunal para que responda por si mesmo.
O cristão será chamado a comparecer perante o trono de Cristo.
O cristão é o homem chamado a responsabilizar-se por Cristo, a desfrutar em Cristo e a comparecer no juízo de Cristo.
Devemos ser cuidadosos no que fazemos para Cristo, porque um dia ouviremos Dele: “Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.(Lc 16:2)
A chamada de Deus para a salvação e para serví-Lo é um aspecto importante na vida de um cristão verdadeiro.
3.  CRISTÃO VERDADEIRO É ALGUÉM AMADO EM DEUS.
Os cristãos são os amados em Deus. Isso determina a natureza do chamado.
Deus nos chamar para amá-Lo e para sermos amado por Ele.
Não temos nenhum motivo para nos sentir deprimidos, desanimados nem solitários.
Temos um Deus que provou o Seu amor para conosco, como disse Paulo: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores!” Rm 5:8
O próprio Jesus Cristo disse, que “Deus amou ao mundo (nós estamos incluídos), de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!” (João 3:16)
Esse é outro aspecto essencial na vida de um cristão verdadeiro.
4. CRISTÃO VERDADEIRO É ALGUÉM GUARDADO EM JESUS CRISTO.
Os cristãos são pessoas guardadas em Jesus Cristo.
O cristão jamais fica só; Jesus Cristo é sempre sentinela de sua vida e companheiro de seu caminho.
O cristão não apenas é chamado, mas também é guardado, principalmente, quando é ativo na obra de Deus, cumprindo o Seu IDE. Para esse existe uma promessa infalível de Cristo: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” Mat. 20:28
O cristão é o homem chamado para ser servo de Deus, amado  e guardado em Cristo.
CONCLUSÃO
            Por tudo isso vemos o privilégio que é ser um cristão nos moldes da Palavra de Deus: Servo de Jesus Cristo; Chamado por Deus; Amado em Deus e Guardado em Jesus Cristo.
                                     Goiânia (BV), 25 de janeiro de 2012
                                        Pr. José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário