Postagens populares

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

OS ÍDOLOS AFASTAM OS HOMENS DE DEUS

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.Não te encurvarás diante delas, nem as servirás. (Êxodo 20:3-5a)
          Conta-se, que um missionário que trabalhava na Birmânia - República Federal da Ásia - estando de férias, em seu próprio país de origem, comprou uma estátua representando um cão. Esse era de tamanho quase normal e fabricado em bronze. Embalou-o cuidadosamente e o levou para o seu campo missionário.
Estando em sua residência na Birmânia, colocou a estátua em lugar bem visível junto à porta de entrada. Todos que por alí passavam, podiam vê-la e muitas vezes, paravam para melhor olhar e admirá-la. Muito intrigados com a presença daquele cachorro de bronze ao lado da porta da residência do missionário, os birmanianos um dia perguntaram a ele:
          - Por que razão você colocou esta estátua de cachorro diante da sua porta? O que ela representa para o Senhor?
          - Ah, sim! É porque fico sozinho a maior parte do tempo em casa e preciso de um cão que me sirva de guarda e à noite, especialmente, me avise de algum perigo iminente - respondeu o missionário.
          - Ora, mas o seu cão não vê nada, não percebe coisa alguma, não ladra e nem pode morder. Como poderá ele protegê-lo contra os assaltantes ou homens maus? O seu cão de guarda é apenas um pedaço de bronze ... - argumentaram ainda os birmanianos.
          - Então, falou o missionário - E os ídolos que vocês adoram e a quem atribuem imenso poder são feitos de que? De madeira, de gesso, de pedra sabão, de metal, não é verdade? Eles também não vêem, não ouvem, nem entendem alguma coisa a mais do que o meu cão de bronze. No entanto, vocês se prostram perante eles, adorando-os e buscando a proteção de que necessitam! Quantas vezes tenho lhes falado, que só Deus é verdadeiro e que só Ele vê tudo e tudo ouve. Ele deu o seu Filho também por vocês, a fim de que "todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna". Portanto, deixem de lado esses ídolos cegos, mudos e surdos, e voltem-se para o Único Deus  Vivo e Criador.
          O grupo de birmanianos afastou-se silenciosamente, pensando e confuso. Cada vez que um daqueles pagãos, adoradores de falsos deuses, passava diante da porta do missionário, parecia que o suposto cão de guarda lhe dizia: "Assim (como eu) são todos os seus ídolos!"
          Nós, evangélicos, certamente, não temos nos prostrado diante de uma imagem esculpida para adorá-la! Mas, muitas vezes os ídolos aos quais servimos se apresentam através da riqueza, do luxo, posições sociais, televisão, pornografia, internet e muitos outros. Eles ocupam a nossa mente, os nossos interesses e o nosso coração, tomando o lugar que por direito  deveria pertencer unicamente a Deus.
          Qual é o tipo de deus que você serve? É o Deus Criador e Sustentador dos céus e da terra? Ou um ídolo mudo, que não vê, não fala, não ouve, não anda, e não tem o poder de fazer nem o mal e nem o bem? Pense e reflita!
Extraído e adaptado da Agenda JUERP/1996
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário