Postagens populares

sábado, 7 de janeiro de 2012


ONDE  ESTARÁ O VOSSO   CORAÇÃO  EM 2012?
Miquéias 2:1-10 e Lucas 12:34
1 AI daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!
2 E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.
3 Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto um mal contra esta família, do qual não tirareis os vossos pescoços, e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau.
4 Naquele dia se levantará sobre vós um provérbio, e se lamentará pranto lastimoso, dizendo: Nós estamos inteiramente desolados; a porção do meu povo ele a troca; como me despoja! Tira os nossos campos e os reparte!
5 Portanto, não terás tu na congregação do SENHOR quem lance o cordel pela sorte.
6 Não profetizeis aos que profetizam; eles não profetizarão para eles, pois não se apartará a sua vergonha.
7 Ó vós que sois chamados casa de Jacó, porventura encurtou-se o Espírito do SENHOR? São estas as suas obras? E não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda retamente?
8 Mas ontem, se levantou o meu povo como inimigo; de sobre a vestidura tirastes a capa daqueles que passavam seguros, como homens que voltavam da guerra.
9 Lançastes fora as mulheres do meu povo, da casa das suas delícias; das suas crianças tirastes para sempre a minha glória.
10 Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.
“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração!” (Lucas 12:34)
INTRODUÇÃO
            O Nome Miquéias parece significar “Quem é semelhante a YHVH?” Ele era morastita, ou seja, de Moresete-Gate (1:1,14), um povoado distante uns 40 km a sudoeste de Jerusalém.
            Ele profetizou durante os reinados de JOTÃO, ACAZ e EZEQUIAS, reis de Judá, entre 740 e 690 a.C. Comentaristas dizem, que talvez ele tenha profetizado, abrangendo o reinado dos três reis.
            Miquéias foi contemporâneo do profeta Isaías e Oséias. (A situação social acusada pelos três profetas revela isso).
            A profecia de Miquéias foi tão real e impactante, que se estendeu muito além dos seus dias e da sua localidade de residência. Um século mais tarde a sua profecia era lembrada e citada: “Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo:
Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o SENHOR dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.
Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós, fazemos um grande mal contra as nossas almas!” Jer. 26:17-19)
            Sete séculos mais tarde a principal profecia de Miquéias que era sobre a Vinda do Messias, Jesus Cristo, estava se cumprindo e citada pelos evangelistas do Novo Testamento. Vejamos: “E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,  Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.  E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.  E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.  E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:  E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel!” (Mateus 2:1-6)
“Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?  Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?  Assim entre o povo havia dissensão por causa dele!” João 7:41-43
                Sempre que  ouví alguma mensagem em Miquéias 2:10: “Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme!”, ela fora direcionada aos servos do Senhor, firmes na fé e consagrados a Deus.
            Embora possa ser direcionada, também, aos crentes consagrados, no contexto da profecia de Miquéias ela fora direcionada aos “apóstatas da fé”.
            Nos dias da profecia os ricos e os líderes do povo de Deus haviam apostatado da fé, tornando-se cruéis com os pobres, com as viúvas, com os órfãos e com os pequenos proprietários de terras. Essas duas classes tinham e mantinham o poder em suas mãos. Mas não usaram conforme a vontade de Deus!
            Chegaram ao ponto de tomar as roupas e as pequenas propriedades dos menos favorecidos, para agregá-las às suas propriedades e assim ficarem com grandes e irregulares latifúndios.
            Estes maus líderes e a classe rica, estavam agindo como inimigos daqueles que confiavam neles, roubando-lhes vestes, expulsando mulheres, órfãos, viúvas e crianças de seus lares, roubando-lhes toda a alegria dada por Deus a eles.
            Através de Miquéias Deus repreendeu esses opressores por esses pecados, e revelou, que Deus os castigaria pela injustiça e opressão praticadas. (1-5)
            Vendo os seus contemporâneos quão aquem do que Deus requer, Miquéias indaga a esses opressores: “Vocês dizem, serem servos de Deus, com obras tão cruéis e devastadoras assim?”
            E assim, adverte que “só recebem bênçãos permanentes de Deus, quando se age retamente!”
            Miquéias faz um apelo a que agissem, aconselhando-os a se levantarem de sua pecaminosidade.
            A advertência é que “quem conhece a verdade, mas está vivendo no pecado e permanece atolado em suas imundícias, com certeza “não terá um final feliz!”
                Segundo Jesus Cristo, tudo isso depende das coisas, nas quais colocamos os nossos corações. (Lucas 12:34)
                Estamos iniciando 2012 e como estamos vivendo diante de Deus? Segundo Jesus Cristo a nossa vida sempre será o resultado de tudo o que admitimos nela e do que plantamos.
1. ONDE ESTARÁ O NOSSO CORAÇÃO, QUANDO O PODER ESTIVER EM NOSSAS MÃOS?
                Miquéias profetiza contra as duas classes de pessoas que tinham o poder nas mãos:
1.       Poder adquirido  pelas riquezas mal adquiridas!
2.       Poder adquirido pelo Sistema Religioso dos israelitas!
Ele diz, que esses opressores, ainda deitados, tramavam os seus planos contra os menos favorecidos, e logo que o dia amanhecia, já praticavam o mal, que haviam planejado durante à noite. (1-2).
Pensam o mal, amadurecem o que planejam e põem em execução. Usam o poder para maltratar o próximo. “Ao poderoso tudo é permitido!” .
Essa é uma mensagem de que o poder econômico, político e religioso, não deve ser usado para ganhar vantagem sobre o próximo!
Miquéias diz em sua profecia, que a crueldade dos poderosos atrai castigos de Deus para eles e para a nação inteira.
A palavra do profeta é: “Levantai-vos e andai, porque não é aqui o vosso descanso, por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente!” (10)
Levantai-vos e andai! É uma advertência com dois sentidos:
1.       Para os apóstatas cruéis o profeta está dizendo, que deviam preparar-se para levantar e partir, porque a Terra Prometida não poderia mais ser a pátria deles.
2.       Para os servos de Deus era uma exortação para que saíssem do mundo perverso, por estar contaminado pelo pecado.
É a mesma mensagem  que mais tarde Paulo transmitiria: Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo!” (Fil. 3:20)
Aos cristãos colossenses Paulo disse: “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra!” (Col. 3:1-2)
A receita de Paulo para qualquer momento e projeto vitorioso na vida cristã é que coloquemos os nossos corações nas coisas de Deus.
2.  ONDE ESTARÁ O NOSSO CORAÇÃO, QUANDO REJEITAMOS O QUE SABEMOS QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ?
            Miquéias reprova e condena a falsa pregação dos profetas mentirosos. (2:6-13)
            Como ainda hoje, os falsos profetas, com as suas falsas pregações, sem fundamentação bíblica e sem inspiração e iluminação do Senhor, faziam um grande esforço para interromper a pregação do verdadeiro profeta. (6)
            A expressão “...não babujeis tais coisas...” (6), revela os líderes corruptos, usando os falsos profetas, que atendiam ao seu gosto, tentando impedir a pregação do profeta realmente de Deus.
            A mensagem de Miquéias reprova aqueles que fogem das suas responsabilidades diante do Senhor, argumentando, que não conseguem pensar em um Deus que se vinga e castiga as suas criaturas.
            Esta é uma maneira de desviar a atenção da própria responsabilidade e jogar toda a responsabilidade sobre Deus.
            A Palavra de Deus deixa bem claro, que é a corrupção, o pecado, a imundícia, que destrói, “porque o salário do pecado é a morte!” (Rom. 6:23)
            Deus é quem aplica a justiça! Mas o responsável pela destruição do homem é o próprio homem!
            Como na época de Miquéias, em todos os tempos sempre foi assim:
Ø  Muitos que se dizem cristãos, fogem das suas responsabilidades, e ainda procuram justificar as suas imundícias.
O que acontecia nos dias de Miquéias, não mudou até os nossos dias! Muitos gostam de pregadores que os agradem, pregando mensagens que prometem muito e exigem pouco ou nada. Como disse Dietrick Bonhoeffer querem e pregam “a graça barata!” o “discipulado sem preço a pagar!” Sem renúncia! Sem cruz! Sem Cristo!
Séculos Depois de Miquéias Paulo via acontecendo em seus dias, tudo o que ele havia profetizado. E ele acreditava, que tempos depois, estaria do mesmo jeito. Por isso ele também profetizou: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências!” (II Tim. 4:3)
Cumprindo o que a Palavra desses profetas, em nosso dias, muitos membros de igrejas, pregadores e pastores, querem atualizar a sua mensagem com o mundo e com as mudanças da cultura moderna. Dizem que são contemporâneos!
Paulo pensava e ensinava diferente. Ele disse: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12:1-2)
Tanto em nossos dias, quanto nos dias   do profeta Miquéias e do apóstolo Paulo, são os mesmos motivos que levam a muitos a procurarem pregadores, que os agradem e que não falem a verdade de Deus. (11)
A vida daqueles israelitas estava tão fora de sintonia com Deus, que achavam desagradável a mensagem que os profetas de Deus anunciavam, como acontece ainda em nossos dias atuais.
A Palavra de Deus faz bem e elogia a qualquer um que ande retamente.
CONCLUSÃO
            “Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração!” (Luc. 12:34)
            O coração é um pequeno órgão do corpo humano, do tamanho de uma mão fechada. A sua função é fazer circular 5,5 litros de sangue mais de mil vezes por dia em nosso corpo. Porém, Cristo não está falando aqui desse fantástico órgão, mas está referindo-se aos nossos pensamentos e ambições.
            Essa declaração de Jesus Cristo é uma advertência a todos.
            O homem terreno só pensa nas coisas terrenas, nas coisas deste mundo falível.
            Se almejamos uma vida digna de bênçãos e coroada de vitórias que venham dos Céus, precisamos fixar os nossos corações na vontade sublime de Deus.
            Se almejamos o Céu, precisamos nos fixar nas coisas celestiais e espirituais. Somos peregrinos nesta Terra, estamos de passagem e não podemos nos deter em coisas passageiras, coisas que até prejudicam a entrada no reino dos céus.
            Conta-se, que em certa cidade, existia uma data anual para a proclamação de um rei. A regra era muito simples: quem entrasse pelo portão da cidade ao meio dia, naquela data, seria coroado rei por um ano, tendo todos os direitos, poderes e privilégios de rei em suas mãos. Contudo, no término de um ano, seria levado para uma ilha e lá ficaria até morrer. Assim prosseguia o costume ano após ano. Certa vez, na data e hora específicas, entrou pelo portão da cidade um cidadão e imediatamente o povo o constituiu rei. Assim que recebeu o poder, ordenou, que na ilha na qual ficaria até a sua morte após o seu reinado, que ali se construísse um palácio muito mais bonito e confortável do que aquele onde reinava. Quando terminou o seu reinado, foi contente para aquela ilha, pois, em tempo oportuno, quando teve o poder em suas mãos, havia concentrado todo o seu pensamento e esforços onde iria ficar para sempre, e não apenas de passagem!
            Devemos fazer da atitude desse homem um exemplo para nós. Precisamos colocar os nossos pensamentos e planos onde queremos ficar na eternidade, onde poderemos desfrutar de felicidade e paz jamais experimentadas neste mundo vil, onde somos apenas peregrinos.
            É desejo de Satanás que nós fixemos os nossos pensamentos apenas nas coisas deste mundo, e para isso, Satanás apresenta todas as suas ferramentas enganosas, para seduzir-nos.
            Tiago diz, que são engodos, preparados para acomodarem-se aos mais variados gostos e capacidades daqueles a quem quer arruinar. O seu trabalho é iludir os homens. (Tiago 1:12-16)
            É nesse sentido, que Miquéias adverte: “Levantai-vos e andai, porque não é aqui o vosso descanso, por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente!” (2:10)
            A profecia de Miquéias é que para os apóstatas, mesmo que se passem como profetas, não haverá prosperidade, nem terra prometida, e para essa gente rica e líderes religiosos falsos não haverá também, nenhuma parte na herança do Senhor. (5)
            Jesus Cristo deixou, também,  muito poder para nós cristãos, mas para ser usado legitimamente, no testemunho cristão, é claro. Ele disse: “Mas recebereis o poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, até os lugares mais distantes da Terra!” (Atos 1:8)
            O poder que Jesus Cristo nos dá é para levarmos perdidos a Ele através do nosso testemunho, e não para servirmos de “pedras de tropeço” para aqueles por quem Jesus Cristo morreu na cruz, para salvá-los.
            O que está reservado para nós neste 2012? Não sabemos! Só Deus sabe! É por isso que não podemos nos afastar dele em nenhum momento ou circunstância.
            Miquéias nos aconselha a nos levantar e não conviver, não nos conformar e nem sermos complacentes com este mundo pecaminoso.
            Jesus Cristo está nos dizendo, que tudo aquilo em que fixarmos os nossos pensamentos e corações, nos trará o resultado do que será 2012 para nós.
            Sabendo disso, “Onde estará o seu coração durante este ano de 2012?”

            Desejo a todos os meus correspondentes bloguistas um Feliz 2012.

            Recebam o abraço do Pr. José das Graças Silva Oliveira



           



Nenhum comentário:

Postar um comentário