Postagens populares

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UM CRISTÃO VERDADEIRO



Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados!" (Judas 1-2)

INTRODUÇÃO
          Judas escreve aos cristãos nominais, que em sua época, como em nossos dias, tem como objetivo sabotar e destruir a comunhão dentro da Igreja.
        Estes cristãos nominais estavam se infiltrando na igreja, e levando muitas práticas imorais para dentro dela.
         Uma das finalidades de Judas ao escrever esta Carta é exortá-los a respeito do julgamento e ira de Deus.
          Judas incentiva os cristãos a demonstrarem um amor nos moldes bíblicos e que seja amor construtivo.
          De acordo com a tradição, o autor desta Carta foi Judas, o irmão de Jesus Cristo, e a data em que foi escrita está entre 70 e 80 d.C.
        Judas chama-se a si mesmo servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago. Imediatamente, isto diz duas coisas a respeito de Judas.
         Sendo irmão de Jesus Cristo, Judas foi humilde em apresentar-se como irmão de Tiago, que era irmão do Senhor.
            A vida de Judas e o que ele escreve, nos dizem o que é um cristão verdadeiro.
            Nestes dois primeiros versículos podemos destacar quatro aspectos de uma cristão verdadeiro:
1. CRISTÃO VERDADEIRO É UM SERVO DE JESUS CRISTO.
Tive um pastor, inclusive ele tem sido um espelho para mim em meu ministério pastoral. Nos carimbos da igreja ele se identificava com os títulos: Professor, Doutor  e Pastor Fulano de tal...
Tenho visto a identificação de muitos obreiros cristãos com Dr. Fulano de Tal, Phd., etc, etc. Não tenho nada contra o que alcançaram em seu esforço profissional.
Mas admiro, Judas que usa como uma honra para ele o termo servo de Jesus Cristo.
O termo grego é doulos, e significa mais que um servo; significa escravo. Jesus era o Senhor e Judas o escravo.
O único propósito de Judas era estar sempre à disposição de Jesus, no serviço de sua causa.
A glória maior que um cristão, e principalmente um obreiro pode conceber,  é a de ser servo útil a Jesus Cristo.
Este é um dos aspectos de um cristão verdadeiro.
2. CRISTÃO VERDADEIRO É ALGUÉM QUE ATENDEU AO CHAMADO DE DEUS.
                Cristãos são aqueles chamados por Deus. O grego para chamar é kalein e se emprega em três contextos diferentes.
(a) Convocar ao trabalho, ao dever e à responsabilidade. É a convocação para o serviço em sua cidade, em sua comunidade, para o seu país.
O cristão é chamado a trabalhar, a cumprir e a ser responsável no serviço a Cristo.
Deus chama os homens ao dever e ao trabalho, mas nem esse dever nem esse trabalho são um fardo, mas sim um privilégio.
Deus chama os homens ao serviço, mas não é o serviço de uma tirania, mas da comunidade.
(b) Convidar a alguém a uma festa ou um festival. Emprega-se para convidar alguém a celebrar e festejar uma ocasião feliz.
O cristão é chamado a desfrutar da alegria de ser convidado de Deus, para ser salvo. (Atos 16:33-34)
(c) É chamado para um homem comparecer a juízo. É citado perante o tribunal para que responda por si mesmo.
O cristão será chamado a comparecer perante o trono de Cristo.
O cristão é o homem chamado a responsabilizar-se por Cristo, a desfrutar em Cristo e a comparecer no juízo de Cristo.
Devemos ser cuidadosos no que fazemos para Cristo, porque um dia ouviremos Dele: “Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.(Lc 16:2)
A chamada de Deus para a salvação e para serví-Lo é um aspecto importante na vida de um cristão verdadeiro.
3.  CRISTÃO VERDADEIRO É ALGUÉM AMADO EM DEUS.
Os cristãos são os amados em Deus. Isso determina a natureza do chamado.
Deus nos chamar para amá-Lo e para sermos amado por Ele.
Não temos nenhum motivo para nos sentir deprimidos, desanimados nem solitários.
Temos um Deus que provou o Seu amor para conosco, como disse Paulo: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores!” Rm 5:8
O próprio Jesus Cristo disse, que “Deus amou ao mundo (nós estamos incluídos), de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!” (João 3:16)
Esse é outro aspecto essencial na vida de um cristão verdadeiro.
4. CRISTÃO VERDADEIRO É ALGUÉM GUARDADO EM JESUS CRISTO.
Os cristãos são pessoas guardadas em Jesus Cristo.
O cristão jamais fica só; Jesus Cristo é sempre sentinela de sua vida e companheiro de seu caminho.
O cristão não apenas é chamado, mas também é guardado, principalmente, quando é ativo na obra de Deus, cumprindo o Seu IDE. Para esse existe uma promessa infalível de Cristo: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” Mat. 20:28
O cristão é o homem chamado para ser servo de Deus, amado  e guardado em Cristo.
CONCLUSÃO
            Por tudo isso vemos o privilégio que é ser um cristão nos moldes da Palavra de Deus: Servo de Jesus Cristo; Chamado por Deus; Amado em Deus e Guardado em Jesus Cristo.
                                     Goiânia (BV), 25 de janeiro de 2012
                                        Pr. José das Graças Silva Oliveira


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

OS ÍDOLOS AFASTAM OS HOMENS DE DEUS

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.Não te encurvarás diante delas, nem as servirás. (Êxodo 20:3-5a)
          Conta-se, que um missionário que trabalhava na Birmânia - República Federal da Ásia - estando de férias, em seu próprio país de origem, comprou uma estátua representando um cão. Esse era de tamanho quase normal e fabricado em bronze. Embalou-o cuidadosamente e o levou para o seu campo missionário.
Estando em sua residência na Birmânia, colocou a estátua em lugar bem visível junto à porta de entrada. Todos que por alí passavam, podiam vê-la e muitas vezes, paravam para melhor olhar e admirá-la. Muito intrigados com a presença daquele cachorro de bronze ao lado da porta da residência do missionário, os birmanianos um dia perguntaram a ele:
          - Por que razão você colocou esta estátua de cachorro diante da sua porta? O que ela representa para o Senhor?
          - Ah, sim! É porque fico sozinho a maior parte do tempo em casa e preciso de um cão que me sirva de guarda e à noite, especialmente, me avise de algum perigo iminente - respondeu o missionário.
          - Ora, mas o seu cão não vê nada, não percebe coisa alguma, não ladra e nem pode morder. Como poderá ele protegê-lo contra os assaltantes ou homens maus? O seu cão de guarda é apenas um pedaço de bronze ... - argumentaram ainda os birmanianos.
          - Então, falou o missionário - E os ídolos que vocês adoram e a quem atribuem imenso poder são feitos de que? De madeira, de gesso, de pedra sabão, de metal, não é verdade? Eles também não vêem, não ouvem, nem entendem alguma coisa a mais do que o meu cão de bronze. No entanto, vocês se prostram perante eles, adorando-os e buscando a proteção de que necessitam! Quantas vezes tenho lhes falado, que só Deus é verdadeiro e que só Ele vê tudo e tudo ouve. Ele deu o seu Filho também por vocês, a fim de que "todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna". Portanto, deixem de lado esses ídolos cegos, mudos e surdos, e voltem-se para o Único Deus  Vivo e Criador.
          O grupo de birmanianos afastou-se silenciosamente, pensando e confuso. Cada vez que um daqueles pagãos, adoradores de falsos deuses, passava diante da porta do missionário, parecia que o suposto cão de guarda lhe dizia: "Assim (como eu) são todos os seus ídolos!"
          Nós, evangélicos, certamente, não temos nos prostrado diante de uma imagem esculpida para adorá-la! Mas, muitas vezes os ídolos aos quais servimos se apresentam através da riqueza, do luxo, posições sociais, televisão, pornografia, internet e muitos outros. Eles ocupam a nossa mente, os nossos interesses e o nosso coração, tomando o lugar que por direito  deveria pertencer unicamente a Deus.
          Qual é o tipo de deus que você serve? É o Deus Criador e Sustentador dos céus e da terra? Ou um ídolo mudo, que não vê, não fala, não ouve, não anda, e não tem o poder de fazer nem o mal e nem o bem? Pense e reflita!
Extraído e adaptado da Agenda JUERP/1996
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

QUAL É O MEU NOME?


Eu sou a Palavra de Deus. mostro o caminho aos perdidos, ilumino os que andam nas trevas e dou nova vida aos que andam em caminhos de morte. Falo em todas as línguas debaixo do sol e, como o sol, entro em todos os lugares da terra.

Trato todos do mesmo modo, sem reparar a cor, raça ou condição social. Posso dar nova visão aos seres humanos; posso inspirar seus melhores pensamentos e enriquecer sua vida. 
Sou amiga sincera, conselheira sábia e guia fiel. Sou silenciosa como a força da gravidade, poderosa como a corrente elétrica e permanente como os montes eternos. Sou pão da vida e levo em minhas páginas a mensagem sublime de salvação. Sou aborrecida dos maus e amada pelos bons. Falo com clareza aos meninos, aos camponeses, aos homens ilustres, aos ricos e aos pobres. Todos deleitam-se em minhas palavras e as guardam no coração. 
Sou o meio de bênçãos maiores que está ao alcance da humanidade. Sou a que dá paz, gozo, luz e esperança. Sou o consolo do triste. 
Você já descobriu quem sou eu?
- Sou a Bíblia, a Palavra Santa do Deus Vivo.

                     (A Bíblia no Brasil- SBB - Nº 128)


domingo, 8 de janeiro de 2012

sábado, 7 de janeiro de 2012


ONDE  ESTARÁ O VOSSO   CORAÇÃO  EM 2012?
Miquéias 2:1-10 e Lucas 12:34
1 AI daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!
2 E cobiçam campos, e roubam-nos, cobiçam casas, e arrebatam-nas; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.
3 Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto um mal contra esta família, do qual não tirareis os vossos pescoços, e não andareis tão altivos, porque o tempo será mau.
4 Naquele dia se levantará sobre vós um provérbio, e se lamentará pranto lastimoso, dizendo: Nós estamos inteiramente desolados; a porção do meu povo ele a troca; como me despoja! Tira os nossos campos e os reparte!
5 Portanto, não terás tu na congregação do SENHOR quem lance o cordel pela sorte.
6 Não profetizeis aos que profetizam; eles não profetizarão para eles, pois não se apartará a sua vergonha.
7 Ó vós que sois chamados casa de Jacó, porventura encurtou-se o Espírito do SENHOR? São estas as suas obras? E não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda retamente?
8 Mas ontem, se levantou o meu povo como inimigo; de sobre a vestidura tirastes a capa daqueles que passavam seguros, como homens que voltavam da guerra.
9 Lançastes fora as mulheres do meu povo, da casa das suas delícias; das suas crianças tirastes para sempre a minha glória.
10 Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.
“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração!” (Lucas 12:34)
INTRODUÇÃO
            O Nome Miquéias parece significar “Quem é semelhante a YHVH?” Ele era morastita, ou seja, de Moresete-Gate (1:1,14), um povoado distante uns 40 km a sudoeste de Jerusalém.
            Ele profetizou durante os reinados de JOTÃO, ACAZ e EZEQUIAS, reis de Judá, entre 740 e 690 a.C. Comentaristas dizem, que talvez ele tenha profetizado, abrangendo o reinado dos três reis.
            Miquéias foi contemporâneo do profeta Isaías e Oséias. (A situação social acusada pelos três profetas revela isso).
            A profecia de Miquéias foi tão real e impactante, que se estendeu muito além dos seus dias e da sua localidade de residência. Um século mais tarde a sua profecia era lembrada e citada: “Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo:
Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o SENHOR dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.
Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós, fazemos um grande mal contra as nossas almas!” Jer. 26:17-19)
            Sete séculos mais tarde a principal profecia de Miquéias que era sobre a Vinda do Messias, Jesus Cristo, estava se cumprindo e citada pelos evangelistas do Novo Testamento. Vejamos: “E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,  Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.  E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.  E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.  E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:  E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel!” (Mateus 2:1-6)
“Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?  Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?  Assim entre o povo havia dissensão por causa dele!” João 7:41-43
                Sempre que  ouví alguma mensagem em Miquéias 2:10: “Levantai-vos, e ide-vos, porque este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme!”, ela fora direcionada aos servos do Senhor, firmes na fé e consagrados a Deus.
            Embora possa ser direcionada, também, aos crentes consagrados, no contexto da profecia de Miquéias ela fora direcionada aos “apóstatas da fé”.
            Nos dias da profecia os ricos e os líderes do povo de Deus haviam apostatado da fé, tornando-se cruéis com os pobres, com as viúvas, com os órfãos e com os pequenos proprietários de terras. Essas duas classes tinham e mantinham o poder em suas mãos. Mas não usaram conforme a vontade de Deus!
            Chegaram ao ponto de tomar as roupas e as pequenas propriedades dos menos favorecidos, para agregá-las às suas propriedades e assim ficarem com grandes e irregulares latifúndios.
            Estes maus líderes e a classe rica, estavam agindo como inimigos daqueles que confiavam neles, roubando-lhes vestes, expulsando mulheres, órfãos, viúvas e crianças de seus lares, roubando-lhes toda a alegria dada por Deus a eles.
            Através de Miquéias Deus repreendeu esses opressores por esses pecados, e revelou, que Deus os castigaria pela injustiça e opressão praticadas. (1-5)
            Vendo os seus contemporâneos quão aquem do que Deus requer, Miquéias indaga a esses opressores: “Vocês dizem, serem servos de Deus, com obras tão cruéis e devastadoras assim?”
            E assim, adverte que “só recebem bênçãos permanentes de Deus, quando se age retamente!”
            Miquéias faz um apelo a que agissem, aconselhando-os a se levantarem de sua pecaminosidade.
            A advertência é que “quem conhece a verdade, mas está vivendo no pecado e permanece atolado em suas imundícias, com certeza “não terá um final feliz!”
                Segundo Jesus Cristo, tudo isso depende das coisas, nas quais colocamos os nossos corações. (Lucas 12:34)
                Estamos iniciando 2012 e como estamos vivendo diante de Deus? Segundo Jesus Cristo a nossa vida sempre será o resultado de tudo o que admitimos nela e do que plantamos.
1. ONDE ESTARÁ O NOSSO CORAÇÃO, QUANDO O PODER ESTIVER EM NOSSAS MÃOS?
                Miquéias profetiza contra as duas classes de pessoas que tinham o poder nas mãos:
1.       Poder adquirido  pelas riquezas mal adquiridas!
2.       Poder adquirido pelo Sistema Religioso dos israelitas!
Ele diz, que esses opressores, ainda deitados, tramavam os seus planos contra os menos favorecidos, e logo que o dia amanhecia, já praticavam o mal, que haviam planejado durante à noite. (1-2).
Pensam o mal, amadurecem o que planejam e põem em execução. Usam o poder para maltratar o próximo. “Ao poderoso tudo é permitido!” .
Essa é uma mensagem de que o poder econômico, político e religioso, não deve ser usado para ganhar vantagem sobre o próximo!
Miquéias diz em sua profecia, que a crueldade dos poderosos atrai castigos de Deus para eles e para a nação inteira.
A palavra do profeta é: “Levantai-vos e andai, porque não é aqui o vosso descanso, por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente!” (10)
Levantai-vos e andai! É uma advertência com dois sentidos:
1.       Para os apóstatas cruéis o profeta está dizendo, que deviam preparar-se para levantar e partir, porque a Terra Prometida não poderia mais ser a pátria deles.
2.       Para os servos de Deus era uma exortação para que saíssem do mundo perverso, por estar contaminado pelo pecado.
É a mesma mensagem  que mais tarde Paulo transmitiria: Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo!” (Fil. 3:20)
Aos cristãos colossenses Paulo disse: “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra!” (Col. 3:1-2)
A receita de Paulo para qualquer momento e projeto vitorioso na vida cristã é que coloquemos os nossos corações nas coisas de Deus.
2.  ONDE ESTARÁ O NOSSO CORAÇÃO, QUANDO REJEITAMOS O QUE SABEMOS QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ?
            Miquéias reprova e condena a falsa pregação dos profetas mentirosos. (2:6-13)
            Como ainda hoje, os falsos profetas, com as suas falsas pregações, sem fundamentação bíblica e sem inspiração e iluminação do Senhor, faziam um grande esforço para interromper a pregação do verdadeiro profeta. (6)
            A expressão “...não babujeis tais coisas...” (6), revela os líderes corruptos, usando os falsos profetas, que atendiam ao seu gosto, tentando impedir a pregação do profeta realmente de Deus.
            A mensagem de Miquéias reprova aqueles que fogem das suas responsabilidades diante do Senhor, argumentando, que não conseguem pensar em um Deus que se vinga e castiga as suas criaturas.
            Esta é uma maneira de desviar a atenção da própria responsabilidade e jogar toda a responsabilidade sobre Deus.
            A Palavra de Deus deixa bem claro, que é a corrupção, o pecado, a imundícia, que destrói, “porque o salário do pecado é a morte!” (Rom. 6:23)
            Deus é quem aplica a justiça! Mas o responsável pela destruição do homem é o próprio homem!
            Como na época de Miquéias, em todos os tempos sempre foi assim:
Ø  Muitos que se dizem cristãos, fogem das suas responsabilidades, e ainda procuram justificar as suas imundícias.
O que acontecia nos dias de Miquéias, não mudou até os nossos dias! Muitos gostam de pregadores que os agradem, pregando mensagens que prometem muito e exigem pouco ou nada. Como disse Dietrick Bonhoeffer querem e pregam “a graça barata!” o “discipulado sem preço a pagar!” Sem renúncia! Sem cruz! Sem Cristo!
Séculos Depois de Miquéias Paulo via acontecendo em seus dias, tudo o que ele havia profetizado. E ele acreditava, que tempos depois, estaria do mesmo jeito. Por isso ele também profetizou: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências!” (II Tim. 4:3)
Cumprindo o que a Palavra desses profetas, em nosso dias, muitos membros de igrejas, pregadores e pastores, querem atualizar a sua mensagem com o mundo e com as mudanças da cultura moderna. Dizem que são contemporâneos!
Paulo pensava e ensinava diferente. Ele disse: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12:1-2)
Tanto em nossos dias, quanto nos dias   do profeta Miquéias e do apóstolo Paulo, são os mesmos motivos que levam a muitos a procurarem pregadores, que os agradem e que não falem a verdade de Deus. (11)
A vida daqueles israelitas estava tão fora de sintonia com Deus, que achavam desagradável a mensagem que os profetas de Deus anunciavam, como acontece ainda em nossos dias atuais.
A Palavra de Deus faz bem e elogia a qualquer um que ande retamente.
CONCLUSÃO
            “Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração!” (Luc. 12:34)
            O coração é um pequeno órgão do corpo humano, do tamanho de uma mão fechada. A sua função é fazer circular 5,5 litros de sangue mais de mil vezes por dia em nosso corpo. Porém, Cristo não está falando aqui desse fantástico órgão, mas está referindo-se aos nossos pensamentos e ambições.
            Essa declaração de Jesus Cristo é uma advertência a todos.
            O homem terreno só pensa nas coisas terrenas, nas coisas deste mundo falível.
            Se almejamos uma vida digna de bênçãos e coroada de vitórias que venham dos Céus, precisamos fixar os nossos corações na vontade sublime de Deus.
            Se almejamos o Céu, precisamos nos fixar nas coisas celestiais e espirituais. Somos peregrinos nesta Terra, estamos de passagem e não podemos nos deter em coisas passageiras, coisas que até prejudicam a entrada no reino dos céus.
            Conta-se, que em certa cidade, existia uma data anual para a proclamação de um rei. A regra era muito simples: quem entrasse pelo portão da cidade ao meio dia, naquela data, seria coroado rei por um ano, tendo todos os direitos, poderes e privilégios de rei em suas mãos. Contudo, no término de um ano, seria levado para uma ilha e lá ficaria até morrer. Assim prosseguia o costume ano após ano. Certa vez, na data e hora específicas, entrou pelo portão da cidade um cidadão e imediatamente o povo o constituiu rei. Assim que recebeu o poder, ordenou, que na ilha na qual ficaria até a sua morte após o seu reinado, que ali se construísse um palácio muito mais bonito e confortável do que aquele onde reinava. Quando terminou o seu reinado, foi contente para aquela ilha, pois, em tempo oportuno, quando teve o poder em suas mãos, havia concentrado todo o seu pensamento e esforços onde iria ficar para sempre, e não apenas de passagem!
            Devemos fazer da atitude desse homem um exemplo para nós. Precisamos colocar os nossos pensamentos e planos onde queremos ficar na eternidade, onde poderemos desfrutar de felicidade e paz jamais experimentadas neste mundo vil, onde somos apenas peregrinos.
            É desejo de Satanás que nós fixemos os nossos pensamentos apenas nas coisas deste mundo, e para isso, Satanás apresenta todas as suas ferramentas enganosas, para seduzir-nos.
            Tiago diz, que são engodos, preparados para acomodarem-se aos mais variados gostos e capacidades daqueles a quem quer arruinar. O seu trabalho é iludir os homens. (Tiago 1:12-16)
            É nesse sentido, que Miquéias adverte: “Levantai-vos e andai, porque não é aqui o vosso descanso, por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente!” (2:10)
            A profecia de Miquéias é que para os apóstatas, mesmo que se passem como profetas, não haverá prosperidade, nem terra prometida, e para essa gente rica e líderes religiosos falsos não haverá também, nenhuma parte na herança do Senhor. (5)
            Jesus Cristo deixou, também,  muito poder para nós cristãos, mas para ser usado legitimamente, no testemunho cristão, é claro. Ele disse: “Mas recebereis o poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, até os lugares mais distantes da Terra!” (Atos 1:8)
            O poder que Jesus Cristo nos dá é para levarmos perdidos a Ele através do nosso testemunho, e não para servirmos de “pedras de tropeço” para aqueles por quem Jesus Cristo morreu na cruz, para salvá-los.
            O que está reservado para nós neste 2012? Não sabemos! Só Deus sabe! É por isso que não podemos nos afastar dele em nenhum momento ou circunstância.
            Miquéias nos aconselha a nos levantar e não conviver, não nos conformar e nem sermos complacentes com este mundo pecaminoso.
            Jesus Cristo está nos dizendo, que tudo aquilo em que fixarmos os nossos pensamentos e corações, nos trará o resultado do que será 2012 para nós.
            Sabendo disso, “Onde estará o seu coração durante este ano de 2012?”

            Desejo a todos os meus correspondentes bloguistas um Feliz 2012.

            Recebam o abraço do Pr. José das Graças Silva Oliveira