Postagens populares

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DOENÇAS CAUSADAS PELOS FUMANTES

Hoje, 29/08/2011, é o DIA NACIONAL DE COMBATE AO TABAGISMO, criado pela Lei Federal nº 7.488, completa vinte e cinco anos, mas o resultado não é nada animador.
O Organização Mundial de Saúde, diz que em todo o mundo, todos os anos morrem aproximadamente 5.000.000 de pessoas, como consequência do consumo de produtos derivados do tabaco.
A OMS calcula que nos próximos 30 a 40 anos, o número de vítimas provocado pelo uso do tabaco, deve subir para 10.000.000 por ano, das quais 70% em países em desenvolvimento.
Calcula-se, que mais de 200.000 mortes por ano ocorram no Brasil. Os derivados do tabaco causam mortes através de doenças como: problemas cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias.
O Dr. Luiz Carlos Lenzi, médico atuante no Paraná, diz que existem mais de 50 tipos de doenças relacionadas ao consumo dos derivados do tabaco. Este médico afirma ainda, que o maior problema relacionado com essas doenças, é que em sua grande maioria, está na demora em aparecer os sintomas. Isso significa, que quando os sintomas aparecem, a doença já está em franco desenvolvimento no organismo da vítima.
Este médico afirma, que os resíduos deixados pelo fumo no organismo, representa aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes.
O fumo é sempre prejudicial. Um exemplo disso está na nicotina presente no cigarro, que por um lado estimula a atenção e a memória, causa euforia como outras drogas, mas por outro lado pode causar confusão mental, ansiedade, insônia, nervosismo, depressão, sendo a dependência a principal consequência.
O fumante causa estragos para a sua saúde e para a saúde dos seus semelhantes, que ficam expostos à fumaça  expelida pelos cigarros. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, afirma, que 26% dos brasileiros estão inalando diariamente as substâncias tóxicas do cigarro fumado por outros.  
A OMS afirma, que 40% das vítimas passivas do cigarro é composta de crianças, que vivem ao lado dos fumantes adultos e que certamente adquirem problemas respiratórios, pneumonia, etc. 
A OMS afirma também, que as crianças nascidas de mães que fumam, podem adquirir retardamento de aprendizagem na época que iniciar os seus estudos na escola. De "mamando a caducando" todos estão expostos às doenças cujos responsáveis são os fumantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário